Considerações a uma Ideologia! – IV

Este artigo é continuação do artigo que se encontra no link logo baixo:

Considerações a uma Ideologia! III
https://rogeriorsf.wordpress.com/2020/06/23/consideracoes-a-uma-ideologia-iii/

Como disse na parte três deste artigo, continuaremos com a análise das palavras: “ideologia” e “ideário”, e aqui daremos algumas definições para um melhor e mais claro entendimento a respeito de suas definições e, da mesma forma no próximo artigo, o “V”, chegaremos a uma conclusão óbvia…

Bom, aqui, na quarta parte, vamos continuar analisando as palavras: “ideologia” e “ideário” …

Ideologia, in: Dicionário inFormal
Dicionário informal.com

1. Ideologia
Significado de Ideologia Por Kamila Oliveira Silva (MG) em 30-06-2009.
Ideologia é a ciência que trata da formação das ideias e da sua origem;

conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos que as apresentam como imperativos da razão; sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.

Podemos exemplificar a ideologia com a afirmação de que o adultério é crime, que o homossexual é pervertido e que o futebol é coisa do homem.

2. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 02-06-2009.
Conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

A ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento.

3. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 22-02-2013.
É um conjunto de ideias que podem ser extraídas de um ambiente uma situação ou exposição a algo que estimule a criação de uma doutrina ou costume onde se firme diretrizes ideológicas que convença quem está a sua volta por uma argumentação social, espacial, econômica e religiosa.

Casar virgem é uma ideologia baseada na religião que por sua vez gera diretrizes para manter regras e limites. Não matar ideologia baseada na religião que foi adotada pela justiça para manter o bem maior que é a vida. Entre outras.

4. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 20-03-2009.
É ter pensamento próprio, analisar de sua maneira o que está sendo falado.

Críticas construtivas são formas de mostrar sua ideologia.

5. Ideologia
Significado de Ideologia Por Carlos Lins (RJ) em 17-03-2013.
É o conjunto de doutrinas e ideias destinadas a orientar a ação.

ideologia é a ação de ideias.

6. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 30-03-2009.
Ideologia é a ciência que trata da formação das ideias e da sua origem. Conjunto de ideias, crenças e doutrinas próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos.

Eu tenho uma ideologia própria.

7. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 10-12-2008.
Conjunto de ideias e crenças.
Sistema de ideias peculiar a determinado grupo social

Todos nós seguimos a mesma ideologia.

8. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 24-03-2009.
Quer dizer o estudo das ideias, dos ideais.

Não vou passar por cima da minha ideologia!

9. Ideologia
Significado de Ideologia Por Dicionário inFormal (SP) em 30-07-2008.
Ideologia é uma visão de um sujeito social imposta dissimuladamente nos meios sociais, sejam eles escritos simbólicos ou falados.

Ele segue essa ideologia.

10. Ideologia
Significado de Ideologia Por Allyson (DF) em 12-08-2016.
Conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento e ação de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade. Pode ser embasada por estudos científicos, ou apenas embasada em uma crença particular (fé). Instrumento de convencimento, imposição e propagação de pensamentos e comportamentos.

– Ex1. Hoje teremos um debate ideológico, ou seja, debate no campo das ideias, ideais, princípios e convicções. Combatam ideologias, não pessoas.
– Ex2. A ideologia cristã preza por ações direcionadas ao próximo e não a si mesmo.
– Ex3. Alguns princípios dessa ideologia foram adotados pela justiça, por exemplo, Não Matar, Não roubar, etc…

Agora analisemos a palavra “Ideário”:

Ideário, in: Dicionário inFormal
Dicionário informal.com

1. Ideário
Significado de Ideário Por Joyce Lima Krischke-Lu@zul (RS) em 11-02-2007.
Ideário- conjunto ideias a colocar em prática, conjunto de metas a seguir.

Sonhos e Metas
Sonhos… Desejos do imaginário;
Metas… Caminhos do IDEÁRIO;
No IDEÁRIO da minha vida é levar a paz aos povos.

2. Ideários
Significado de Ideários Por Dicionário inFormal (SP) em 03-12-2015.
Plural de ideário.
– 1. Trata-se da reunião das ideias mais importantes que compõem o pensamento político, social, filosófico, econômico etc.
– 2. Reuniões dos desejos, das aspirações, metas, objetivos e programas que fazer parte de uma ação, organização ou agremiação.

Vocês compactam com os ideários capitalistas.

Ideário, in: Dicionário Informal
“Dicionário de Exemplos”

Ideário:
Sonhos e Metas Sonhos… Desejos do imaginário…

– Escolanovista
O pedagogo somou ao ideário dos escolanovistas uma visão popular.

– Curralista
O ensino vigente é construído no ideário da pedagogia curralista.

– Altercador
… tracultura pode ser definida como um ideário altercador que questiona valores cent…

Ideário, in: dicio.com

Significado de Ideário
substantivo masculino
Reunião das ideias mais importantes que compõem o pensamento político, social, filosófico, econômico etc.: o ideário do capitalismo.
Reunião dos desejos, das aspirações, metas, objetivos e programas que fazer parte de uma ação, organização ou agremiação.
Etimologia (origem da palavra ideário). Ide/ia/ + ário.

Definição de Ideário
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação silábica: i-de-á-ri-o
Plural: ideários
Feminino: ideária

Ideário, in: origemdapalavra.com

Ideologia – Palavras – Origem Da Palavra
Em: https://origemdapalavra.com.br/

Palavra ideologia
SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO DAS PALAVRAS:
Palavras: ideia , ideologia
Qual o significado etimológico das palavras:

– Forças produtivas;
– Relações de produção;
– Ideologia.

Agradecendo desde já.

DANUZA | Belo Horizonte , MG
14 de junho de 2011

Resposta:
Danuza, as primeiras se encontram em nossa Lista de Palavras, naturalmente sem o contexto em que v. apresenta. A origem é característica de cada uma; a forma como ela é montada na frase é outro assunto.

“Ideologia” vem de “ideia”, do Grego IDEA, “protótipo ideal”, literalmente “forma, aparência”, de
IDEIN, “ver”, mais LOGOS, “tratado, discurso, estudo”.
https://origemdapalavra.com.br/palavras/ideologia/, Acesso em, 22.06.2020.

Ideário, in: Dicionário aulete.com
ideário
(i.de:á.ri:o)
sm.
1. Conjunto ou sistema de ideias políticas, sociais, econômicas, culturais, filosóficas etc.: ideário de liberdade e justiça: o ideário do Iluminismo.
2. Conjunto de desejos, aspirações, objetivos e programas de ação de uma entidade associativa.
[F.: ideia + -ário.]
http://www.aulete.com.br/ideário

Bom! É sabido que, dentro da visão comum, popular e generalista; isto de acordo com o conceito de crítica e ou marxista de ideologia, a função da ideologia é a de acabar com as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social e de igualdade, desta forma, encontrando certos referenciais que servem como dispositivos identificadores de forma a fazer crer que todos são e estão sendo tratados como iguais. Desta forma, tenta-se ressaltar o sentimento de humanidade, de liberdade, de igualdade, e de espirito patriota, etc.

Ainda podemos citar exemplos ideológicos nos tempos mais contemporâneos nosso, muito embora sutil e desconfigurados e até mesmo reconfigurados, mas, muito mais incisivos, embora furtivo, sutis, tais como:

A insensatez, travestida de boa reflexão;
A questão de gênero, como algo natural, normal; muito embora seja comum, não quer dizer que seja natural…;
A incoerência, travestida de contraposição e ou, de outro ponto de vista, e;
O preconceito, dentre alguns outros.

Bom!
Percebam que a diferença entre “ideologia” e “ideário”, não parece estar claro nas definições apresentadas; exceto se atentarmos para os verbetes: “conjunto” e “Vários”, mais adiante explicarei de os porquês. Desta forma, encontramos apenas na filosofia uma definição que muitas vezes defende interesses de uma minoria ou de determinados grupos, justamente por isto, que seus conceitos são equivocados e bem direcionados a fins e propósitos específicos!

Sendo assim, a mesma observação que colocamos na parte “III” deste artigo em relação à palavra “heresia” deve também ser utilizada aqui… Portanto, da mesma forma que o conceito de heresia foi deturpado, o conceito de “ideologia” e “ideário”, também foram. Sem entrarmos em detalhes mais técnicos por enquanto, vamos tentar esclarecer aqui o conceito de “ideologia” e “ideário” …

Vamos continuar usando aqui, para demais esclarecimentos, as definições de alguns dicionários online:

Dicionário aulete.com
Dicionário infopédia da Língua Portuguesa
wiktionary.org
Assim como os exemplo usado em, context.reverso.net:
https://context.reverso.net/traducao/portugues-frances/ideário

Ideário como um sistema de ideias ou conjunto de desejos e ou, ainda, uma visão de mundo ou aspirações, objetivos e programas de ação de uma entidade associativa.

Vejam:

Ideias Ideologia
Que a defesa dos direitos do Homem, Senhor Presidente, é a base do nosso ideário e o fundamento da ordem jurídica tanto da União como dos diferentes Estados-Membros. Que a defesa dos direitos humanos, Senhor Presidente, constitui o fundamento de nossa ideologia e da ordem jurídica da União Europeia e dos vários Estados-Membros.
Ele está usando ideário racista… para disfarçar a pura ganância. Ele usa uma ideologia racista para encobrir sua ganância.
Existem ainda algumas rubricas orçamentais duvidosas, cujo objectivo, de acordo com a exposição de motivos, é o reforço do ideário europeu. Além disso, o orçamento contém vários itens que, de acordo com o capítulo sobre motivações, visam fortalecer a ideia européia.
A federação foi fundada em Julho de 1981 em Estrasburgo, tendo fixado o seu ideário político na declaração comum de 1981. A Federação foi fundada em julho de 1981 em Estrasburgo; suas diretrizes são estabelecidas na declaração conjunta de 1981.

Agora vamos começar analisando este último exemplo, por ser mais adequado a nosso propósito e define ou, ajuda-nos a definir melhor o entendimento que se deve ter, tanto de “ideário”, quanto de “ideologia”, em relação aos conceitos a qual abordaremos dos mesmos:

Ideias Ideologia
A federação foi fundada em Julho de 1981 em Estrasburgo, tendo fixado o seu ideário político na declaração comum de 1981. A Federação foi fundada em julho de 1981 em Estrasburgo; suas diretrizes são estabelecidas na declaração conjunta de 1981.

Percebam que no campo das ideias citado logo acima, discorre que: “tendo fixado o seu ideário político…” e que no campo das ideologias, discorre que: “suas diretrizes são estabelecidas” … Percebam que as diretrizes são dadas em função de um ideário, ou seja, um conjunto de ideologias que por sinal, configuraram-se através de um conjunto de ideias.
Outro detalhe interessante para que tenhamos este entendimento é que trata-se da constituição de uma Federação a qual, está em função de estabelecer seus alicerces legais, o que implica em um conjunto de ideias a serem analisadas em função do objetivo, coleta de várias ideias a respeito da situação, as quais irão fazer parte da ideologia da fundação, da instituição em questão. Neste contexto, podemos dizer que o conjunto de ideias formam o ideário e que as escolhidas formarão a ideologia da instituição…
Há mais um detalhe que temos que atentar. Ainda neste contexto, podemos dizer que as ideias formam a ideologia, ou um determinado conjunto de ideias; as escolhidas para fazerem parte da constituição da instituição, da Federação, da mesma forma como estas ideologias, fazem parte do ideário da instituição!

Ou seja, analisando a situação conceitual, o ideário é composto por várias ideologias, que por sinal é composto de várias ideias, como um conjunto matemático em suas relações, suas sentenças de pertinências e continências… Desta forma, poderíamos representar da seguinte forma:

Conjunto de ideias = ideário, ou seja, simples ideias, e ou;
Conjunto de ideias = ideologias, pois uma simples ideia, pode se constituir em uma ideologia;
Conjunto de ideologias = ideário.

Façamos aqui um analogia para que o enunciado acima seja entendido de forma mais clara… Para tal, usaremos o fato de estarmos, ainda hoje, domingo, 05 de julho de 2019 em plena atividade contagiante do vírus da COVID-19.

Em relação ao COVID-19, sabe-se que a exposição é de fato um risco a ser considerado e que, em relação a eficácia e eficiência de algumas medicações e que, estão ainda sendo avaliadas; muito embora se tenha chegado a certo consenso, a exemplo da cloroquina, como algo a ser ministrada, com ressalvas é claro, no início dos sintomas, mas não enquanto já desenvolvida a doença!

Neste contexto, as pesquisas trazem certo ânimo; embora discreto em relação ao uso da cloroquina no início da doença; mas é sabido que ele se mostra pouco eficaz em estágios mais avançado e com efeitos colaterais bastantes graves.

Sendo assim, ao trazermos este exemplo para nossos propósitos as ideias, ou seja, o conjunto de ideias em relação ao uso da cloroquina, constituem-se nas ideologias acerca da eficácia do medicamento; uns defendendo seu uso e outros sendo sabiamente mais cautelosos. Todas estas ideias, as pós e as contras, fazem parte do ideário que compõe a temática em questão, ou seja, o conjunto de ideias e ideologias a respeito da mesma.

Bom, neste sentido e diante do panorama em que nos encontramos e de várias pesquisas em relação ao COVID-19, quero aqui destacar uma em particular, por ser uma notícia maravilhosamente boa:

Estudo francês indica caminho para tratamento eficaz de casos graves de covid-19
https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/estudo-francês-indica-caminho-para-tratamento-eficaz-de-casos-graves-de-covid-19/ar-BB16O7T4?li=AAggXC1

Neste sentido é coerente dizermos que uma ideia, pode sim, constituir-se em uma ideologia e tanto, uma ideia, assim como uma ideologia enquanto concepção e formação de pensamentos, compõem um ideário em questão a serem consideradas… Ainda neste contexto, voltemos as palavras: “conjunto” e “várias” citadas anteriormente.

Sendo assim, devemos considerar de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa v3.0 de Jun/2009, o significado do verbete “coletivo”, que em seu item “7” define: (diz-se de ou substantivo que, embora no singular, indica pluralidade de seres).

Só mais um adendo amados antes de continuarmos, é bom não pegamos as coisas ao pé da letra, ou seja, literalmente, pois caso façamos, teremos que refazer toda nossa estrutura linguística; isso porque a palavra “seres” citada logo acima, restringe o significado do verbete a entes e ou algo não inanimado, e desta forma, ou seja, ao pegarmos ao pé da letra, literalmente, não teríamos, por exemplo, o coletivo de chaves, “molho”; de selo, “coleção”; de tecidos, “fardo”; de ilhas, “Arquipélago”; de lenha e ou capim, “feixe”; de flores, “ramalhete”, dentre tantos outros objetos inanimados…

Desta forma, seria muito mais coerente entendermos o significado de “coletivo”, como o conjunto de objetos e ou seres comuns que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade, seja de seres e ou objetos de uma mesma espécie.

Percebam ainda que; apesar de em minhas pesquisas não ter encontrado algum estudo e ou algum especialista, em quaisquer áreas que seja, defender que, neste sentido, a palavra “ideário” se define muito mais como um coletivo de ideias e ou ideologias; claramente, portanto, ela seria classificada como um substantivo coletivo, e ela se presta bem a este papel, basta para isto ver seu modo característico ao ser empregada e a que papel se presta, gramaticalmente falando, é claro, justamente por isto que temos que a entender desta forma apesar de não existir um estudo e ou especialista que assim a defina. Ressaltando o que disse, possa ser que exista, mas eu não consegui encontrar!

Outro exemplo que podemos utilizar, seria o de, a escolha do melhor dia para um casamento, cada dia escolhido com suas histórias por trás de cada um, seria a ideologia em prática, ou seja, a ideia de ideal, portanto, a concepção de ideologia contida; isto é claro, considerando o conceito de ideologia dado por Destutt de Tracy, “O Conde” (1754-1836), não apenas por ser mais prático utilizá-lo, mas por ser o ideal de acordo com as configurações no decorrer da linguística, de como ela se apresenta e, portanto, vai se definindo de acordo como a mesma é empregada.

Ainda neste contexto; na parte três deste artigo relatei a classificação de ideologia em basicamente duas visões distintas, são elas:

A visão clássica, ou (neutra) e a visão crítica, ou (marxista), que em suma resumem-se em:

A visão clássica (neutra):
É a ideologia como ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana.

A visão crítica ou (marxista):
É a ideologia crítica, mais específica e que consiste em uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.

Agora precisamos falar de mais um conceito, o conceito “arcaico” de ideologia.

A visão arcaica ou (liberal):
A ideologia arcaica, define-se como a ciência que estuda a formação e a origem das ideias…

Percebam que o conceito arcaico de ideologia, funde-se com o conceito clássico, portanto, tanto um, quando o outro, tornam-se muito mais coerentes; principalmente se considerarmos que o viés conceitual abordado por alguns estudiosos, a exemplo de, Marilena de Souza Chaui, que tem conceituado, tanto “ideologia”, quanto “ideário” de forma mais específica, ou seja, de forma a atingir seus objetivos e propósitos, e que desta forma sua especificidade sai do contexto abordado sobre o tema, claro que isto, se considerarmos as definições dadas ao tema desde a Antiguidade Clássica e na Idade Média, sem considerar de forma adequada as origens do verbete e para tal ela usa exemplos confusos para justificar seus pensamentos, como veremos na parte “V” deste artigo…

Neste sentido, ao considerarmos as questões de valores em função de ideologias, Antônio Suárez Abreu, nos falando de “Hierarquias de valores” ele nos diz, que na persuasão, por vezes, a forma, a predisposição como estes valores são colocados, chega a ser mais importante que o valor em si, propriamente dito. Neste sentido, a forma como colocamos determinada ideia com propósitos específicos, consiste nas ideologias sendo postas em prática, ou seja, configura-se a ideologia na visão crítica, ou (marxista) e não na visão clássica, ou (neutra) e muito menos na arcaica ou (liberal); sendo que a visão clássica, ou (neutra) é a defendida por Tracy, (grifo meu) …

Os valores de uma pessoa não têm, obviamente, todos eles a mesma importância. Tanto isso é verdade, que a expressão HIERARQUIA DE VALORES é largamente utilizada. Podemos firmar que, num processo persuasivo, a maneira como o auditório hierarquiza os seus valores chega a ser, às vezes, até mais importante do que os próprios valores em si“. Abreu (2009, Pág. 49)

Ainda considerando as questões de “hierarquias de valores”, Antônio Suárez Abreu salienta que a importância de determinados valores, depende e varia de pessoa para pessoa.

De fato, se dois grupos de pessoas possuem os mesmos valores, mas em escalas diferentes, acabam por configurar dois grupos diferentes. As hierarquias de valores variam de pessoa para pessoa, em função da cultura, das ideologias e da própria história pessoal. É conhecido o provérbio que diz que não se deve falar em corda na casa de um enforcado.“. Abreu (2009, Pág. 49)

Em, Ormundo e Siniscalchi, percebemos a preocupação com as questões de ideologias em função e em detrimento a um aprendizado mais saudável…

Em primeiro lugar, porque coloca os alunos diante de uma manifestação cultural que não é, em geral, socialmente privilegiada (ainda que hoje já se discuta sua apropriação pela indústria cultural) […] Em segundo lugar, deverão refletir sobre o texto ser um lugar de manifestação de ideologias, […]“. Ormundo; Siniscalchi (2018, Pág. XXXIV)

Agora vamos direcionar nossa análise a outro patamar…

Ora, pensem bem, por exemplo, o que dizer de quem diz:

Falar sobre ‘ideologia e educação’ é quase como tentar uma dissertação sobre ‘Deus e sua época’, isto é, uma certa dose de insensatez.
Chaui, Marilena de Souza. Conferência realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, (Unicamp) em 23 de novembro de 1979. Versão revista do texto originalmente publicado em Educação & Sociedade, Campinas, ano II, n. 5, p. 24-40, jan. 1980.

Bom! É claro, e seria insensato alguém dizer que não seria trabalhoso, senão, difícil de explicar algo sobre “DEUS” em quaisquer que sejam as circunstâncias; principalmente para quem não estuda ou pesquisa, as “Escrituras Sagradas”, isto seria praticamente impossível sem que se cometa diversos erros, inclusive de cognição, como os mais grosseiros. Agora, dizer e ou comparar ideologia, frente à educação, como se isto fosse algo insensato, isto sim é, não apenas insensato, mas, incoerente de se dizer, pois é justamente aqui, imbuído em questões educacionais onde a ideologia se difunde de forma equivocada e danosa!

Neste sentido a educação torna-se alvo de várias ideologias, principalmente quando quem deveria estar isento, está muito mais empenhado em disseminar suas ideologias que esclarecer sobre as mesmas, frente as existentes. Aqui salientamos a responsabilidade e o caráter tendo como base a ética e a moral como seus fundamentos basilares, primordiais…

E mais uma vez, claro que as questões de ideologias na educação é controversa, mas não significa dizer que não haja formas de lidar com isto, basta ter interesse e o compromisso com a verdade, sem máscaras. Mas jamais seria insensato, mas sim, uma estupidez sem precedentes, não atentarmos, não avaliarmos esta situação de outro ângulo, o do convívio social mais saudável possível…!

E, claro que só quem defende a própria ideologia, com interesses escusos, é bom que se diga, que não o interesse da sociedade em geral, mas de parte dela, de um grupo específico, como forma de desconstruir algo, pensa assim, pois ao compararmos as questões ideológicas na educação às questões Divinas, sendo que para alguns, “DEUS” é visto como algo criado pelo homem e que, para o próprio Marx, a religião é “O Ópio do Povo” (Marx, 1843, p. 145), significa dizer que o intuito, o propósito de quem defende esta ideia, está imbuído de ideologias escusas, que não o interesse da sociedade como um todo, com propósitos de esclarecer. Devemos sim, procurarmos um meio de convívio social pacífico de forma que todos, independente de raça, gênero e o que quer que seja, possa viver sem que seja importunado, pois muito embora haja diferenças de crenças e ou ideologias, o respeito dever sim, ser praticado!

E mais, tendo em vista que está arraigado no seio da sociedade a ideia de “DEUS”, sendo esta mesma sociedade em sua maioria Católica e outra grande parte, protestante, dentre outras que professam o “Cristianismo” a declaração da Chaui, torna-se em meu ver e de certa forma, ofensiva; claro que talvez ela não tivesse a intenção… Mas a verdade é que, ao comparar esta questão complexa na educação em relação a ideologia, com algo insensato à “DEUS” ela criou um vínculo de complexidade em torno de “DEUS” que para a grande maioria dos Cristãos não tem e não reconhecem desta forma; a exceção se dar, em pessoas que professam a fé, mas que não se importam em aprender mais sobre “DEUS”… Em estudar as “Escrituras Sagradas”!

Neste sentido e contexto, ela foi infeliz na forma como colocou a situação, ao considerar que ao, se elaborar uma dissertação sobre Deus e sua época, isto seria uma insensatez ou, teria certa dose de insensatez…!

Bom, ao pensarmos, se nós realmente vemos como algo relevante para a sociedade falar sobre ideologias, a insensatez maior seria não falarmos, pois esta está inserida como algo que temos que saber lidar, ou seja, “se não pode ajudar, faz favor de não atrapalhar” e, agora parafraseando Romário em relação a Pelé: “você calado(a) é um (a) poeta(isa)”; isto é para todos àqueles(as) que zombam da integridade e intelectualidade de quem supostamente tem pouca instrução…

Sábio, não é àquele que pensa saber de tudo, mas sim, àquele que entende que sempre terá o que aprender
Rogério Silva

Um abraço amados, fiquem com DEUS;
E, até a parte V deste artigo

Referências Bibliográficas:

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Sena Júnior, Carlos Zacarias Figueirôa de. Os impasses da estratégia: os comunistas e os dilemas da União Nacional na revolução (im)possível – 1936-1948. Recife: O Autor, 2007. 463 folhas: il., fotos, quadros. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. História. Recife, 2007. Inclui bibliografia e anexos. 1. História social – Política – Brasil. 2.Partidos políticos – Partidos de esquerda – Comunismo – Brasil. 3. Antifascismo. 4. Governo – Brasil – Luiz Carlos Prestes. I. Título. 981, CDD (22. ed.), UFPE BCFCH2007/12.

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O livro negro da psicanalise / organização de Catherine Meyer; com Mikkel Borch-Jacobsen… [et al.]; [tradução de Simone Perelson e Beatriz Medina]. – RJ. Civilização Brasileira, 2011. Tradução de: Le livre noir de la psychanalyse ISBN 978-85-200-0765-5 1. Freud, Sigmund, 1856-1939. 2. Psicanalise. I. Meyer, Catherine, 1959. II. Borch-Jacobsen, Mikkel. 08-4016, CDD: 150.1952, CDU: 159.964.2.

Aristóteles – Metafísica – Biblioteca dos Séculos, Tradução de Leonel vallandro
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Cunha, Luiz João Baraúna, Wolfgang Leo Maar. Direitos exclusivos sobre a tradução deste volume, Editora Nova Cultural Ltda., SP. “Adorno – Vida e Obra”, Editora Nova Cultural Ltda. Adorno, Theodor W.; TEXTOS ESCOLHIDOS, Consultoria: Paulo Eduardo Arantes, ISBN 85-351-0778-9.

Adorno, Theodor W., I903-I969. Introdução à Sociologia/Theodor W. Adorno; tradução: Wolfgang Leo Maar. – SP. Editora Unesp, 2008. Tradução de: Einleitung in die Soziologie, Inclui bibliografia e índice: ISBN 978-85-7139-863-4 1. Sociologia. I. Título. 08-3978, CDD: 301, CDU: 316.

Adorno, Theodor W., I903-I969. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções
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Filosofia, Educação, Formação: I Jornada Internacional de Filosofia da Educação – III Jornada de Filosofia e Educação da FEUSP / organizadores Cristiane Maria Cornelia Gottschalk, José Sérgio Fonseca de Carvalho, Julio Groppa Aquino. São Paulo: FEUSP, 2017. 370p. Vários autores ISBN: 978-85-60944-79-8 (broch.), ISBN: 978-85-60944-80-4 (ebook), DOI: 10.11606/9788560944804, 1. Educação – Filosofia 2. Filosofia da Educação I. Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia, org. II. Carvalho, José Sérgio Fonseca de, org. III. Aquino, Julio Groppa, org. IV. Título, CDD 22ª ed. 370.1.

Uma História da Filosofia Ocidental – David Walter Hamlyn. Tradução de Ruy Jungmann, Jorge Zahar Editor 1990.

Ormundo, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º ano. Componente curricular: Língua Portuguesa. Bibliografia. 1. Linguagem e línguas (Ensino fundamental) 2. Português (Ensino fundamental) 3. Textos (Ensino fundamental) I. Siniscalchi, Cristiane. II. Título. CDD-372.6. Índices para catálogo sistemático: 1. Português: Ensino fundamental 372.6. Maria Alice Ferreira – Bibliotecária – CRB-8/7964.

Ideário, in: Dicionário aulete.com
http://www.aulete.com.br/ideário

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